Modelos de Subscrição

Publicado por Digicom Suite · Categoria Empresarial / Corporativo · 17/07/2017 13:56 · 4 Visualizações

Modelos De Subscrição

Não é só para os produtos digitais que os modelos de subscrição estão disponíveis e estes encontram-se em óbvio crescimento já há algum tempo.

São bem conhecidos o sucesso de modelos de subscrição em negócios como Blue Apron, que entrega comida fresca e receitas à sua porta, bem como o Dollar Shave Club com a subscrição a lâminas por $1/mês.

A atratividade e um dos maiores benefícios deste modelo de negócios é obvia: O fluxo de caixa mensal que oferece ao vendedor. Agarrar um cliente por um ano com uma subscrição ao seu produto, não so lhe irá baixar o custo de aquisição de clientes, como torna o planeamento de stocks mais fácil e terá muitas mais oportunidades para interagir com o seu cliente.

Já abordamos alguns dos tipos possíveis dentro destes modelos, aqui.


Apesar de termos coberto alguns, existe uma variedade grande de exemplos de modelos de subscrição, dos quais poderemos retirar:

Compras Repetidas Necessárias

Acabar com a necessidade de saídas imprevistas para comprar lâminas, comida para animais ou fraldas é a genesis deste modelo de subscrição. Algumas das maiores empresas como Amazon oferecem serviços similares.

Caixas De Amostras / Sabores

Subscrições de amostras incluem várias temáticas, tal como uma caixa recebida mensalmente com: Fashion, Jóias, Arte, Decoração) com mercados bem definidos, tais como fashionistas, nerds, homens profissionais, novas mães, etc. Descontos que as marcas enviadas na caixa fazem, são passados ao cliente.

Sabor Do Mês

Este modelo de subscrição oferece o mesmo produto mensalmente, mas com uma variação deste. Seja uma fragância, café ou meias. A marca poderá ser sua, ou private label, importação, ou pode escolher diferentes marcas/representações. Existem listas de serviços de comidas intermináveis que já funcionam e oferecem esta subscrição debaixao deste modelo. O objetivo do consumidor poderá ser ter a oportunidade de escolhar o seu sample preferido, e decidir num sabor recorrente que gosta, experimentar vários sabores ou features e tornar-se um connoisseur.

O que faz um bom modelo de subscrição?

  • Uma excelente apresentação. Cada entrega deverá comunicar a marca e os benefícios da subscrição. O packaging deverá ser fantástico. Muitos dos avaliadores de produtos de subscrição começam por comentar a caixa!
  • Ser claro e bem explicito nas politicas de retornos, envios e cancelamentos. A ausência ou confusão destas pode ser grande motivo de falta de subscrições/clientes.
  • Incentivos a comprar, como p.e. entregas gratuitas.
  • Flexibilidade e personalização (a possibilidade de modificar um envio).

 

Reter O Cliente

O que acontece após o primeiro ano inscrito no seu modelo de subscrição? O cliente torna-se num comprador regular de um ou mais produtos? É aqui que uma loja profissional ou marca pode estar acima de uma startup. Considere oferecer um desconto.

Oportunidades

A porta não está só aberta a startups. Poderá também usar este método como forma de vender os seus produtos no seu negócio existente, ou um modo de explorar o digital na sua empresa com estes modelos de subscrição.

Este poder está muito presente no digital. Não necessita começar do zero para tirar proveito dele.

Rapidamente conseguir adaptar vários modelos digitais ao seu negocio existente e tirar o maior partido possível das hipóteses de rentabilização das suas infraestruturas digitais.

Se está a pensar implementar no seu negocio um destes modelos de subscrição, avalie com calma a sua cultura empresarial e veja da sua equipa poderá ser uma mais valia para o apoiar, e quem não se sentirá confortável a trabalhar neste novo meio. Depois cruze as oportunidades de passagem entre a sua cultura existente e a cultura que gostaria de criar.

Estabeleça esse balanço e mantenha-o sobre controlo.

Apostar no digital não é só apostar em nova tecnologia – É também ajudar as pessoas a fazer a passagem para novos métodos e novas culturas/hipóteses.


--


Facebook: www.facebook.com/digicomsuite

Pinterest: https://www.pinterest.pt/digicomsuite/pins/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHzKszxbyPRLmbhTJg-JMaw

Website: www.digicomsuite.com

0 comentários