Digicom Suite

Marketing Digital para Diretores Executivos

Publicado por Digicom Suite · Categoria Marketing / Publicidade · 17/07/2017 13:50 · 7 Visualizações

Marketing Digital Para Diretores Executivos

Neste artigo poderá ter uma breve introdução a alguns aspetos importantes que deveria conhecer de Marketing Digital.

Vivemos num mundo digital. Quando foi a ultima vez que partilhou um artigo de revista recortando e dando a alguém? Ou algo das paginas amarelas? Agora pense quando foi a ultima vez que partilhou um vídeo de Youtube ou o link de website? É crucial incluir uma estratégia digital no seu negocio e aqui ficam alguns aspetos relevantes a essa estratégia.

Poderá ter mais informação sobre este tópico, aqui.

Pense num departamento de Redes Sociais

Se está de todo envolvido em esforços de SEO, deverá saber que o algoritmo da Google ainda dá grande relevância ao engajamento/interação social como fator de ranking (não estando em qualquer momento relacionado com o numero de seguidores que possui ou quantos gostos tem na página).

É mais importante do que nunca expor a sua marca e criar autoridade dentro da sua indústria. O seu departamento de Recursos Humanos poderá ser muito importante nesta jogada também. Construir a confiança e tamanho da sua audiência irá dar-lhe um boost nos seus resultados de pesquisa.

De qualquer maneira, não deixe de ponderar uma tática de SEO, junto com a construção de audiência e consciência de marca. Da mesma forma, certifique-se primeiro se a sua audiência está online e principalmente, onde está.

Uma equipa fluída

A interação entre departamento é muito importante. Uma experiência unificada de interação com a sua marca e plataformas e canais digitais é um fator grande para o comprador hoje em dia.

Certifique-se de que se tem diferentes departamentos encarregues de diferentes funções, que estes estão em constante contacto e a partilhar resultados e tentativas, sucessos e fracassos.

Se a sua equipa de PPC quer focar-se em otimizar uma landing page, poderão precisar de apoio da equipa de design / desenvolvimento. Se está a implementar uma estratégia de conteúdos, irá necessitar de SEO. Segmentar os esforços por departamentos poderá não ser grande problema, pelo que a unificação de uma equipa dedicada a estes esforços é uma aposta muita mais segura.

Se por outra lado está a fazer outsource destes esforços, certifique-se de que não existem barreiras entre o contacto da equipa externa e os seus departamentos internos e recursos. Estas dificuldades de comunicação, atrasam, comprometem e arriscam o sucesso dos seus esforços, o que se pode relevar fatal.

Os esforços de Marketing Digital nunca estão 100% completos

Não coloque de lado os seus esforços de Marketing Digital só porque finalizou uma campanha de sucesso. Já encontramos vários casos em que são tomadas decisões de abrandar ou parar com estes esforços depois de o lançamento de um website novo e otimizado e uma campanha de PPC. Meses mais tarde o trabalho está deteriorado e os esforços foram em vão porque a continuidade não foi cumprida.

Nada no mundo digital é eterno. Tem altos e baixos, mudanças e o desenvolvimento tem que fluido e flexível, e mais importante de tudo, consistente.

Da mesma forma, dentro dos bons resultados há sempre hipótese de melhoria. Se aumentou a taxa de conversão de 1% para 5%, existe espaço para aumentar de 5% para 10%. De 10% para 20%. A mensagem é que não cometa o erro de parar repentinamente apenas porque atingiu um objetivo.

Se não estiver sempre a tentar crescer e a adaptar-se às novas regras, algoritmos, tendências e necessidades, não irá maximizar os seus esforços e irá perder o que conquistou.

A única constante é a mudança

O diretor da Equipa Webspam da Google, Matt Cutts, afirmou: A Google está em constante mudança. Profissionais de Marketing Digital estão sempre em adaptação as novas necessidades.

As grandes mudanças nas maneiras como os algoritmos funcionam estão sempre a acontecer. Bem como no mundo do PPC.

É necessária uma equipa dedicada para estar a acompanhar estas mudanças, pois perder uma atualização ou novo feature consequentemente trará resultados negativos e deixá-lo atrás da concorrência, bem com a perde da maior parte de esforços feitos até ao momento.

Conclusão

Focar-se na construção orgânica e constante de uma audiência para a sua marca, unificar uma equipa focada nestes esforços e perceber que a indústria digital está sempre em constante mudança, são alguns pontos essenciais a considerar quando der o pé de entrada ou quando decidir tomar realmente a sério os seus esforços no Mundo Digital.

Poderá saber mais sobre como aproveitar este mundo, aqui.


--


Facebook: www.facebook.com/digicomsuite

Pinterest: https://www.pinterest.pt/digicomsuite/pins/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHzKszxbyPRLmbhTJg-JMaw

Website: www.digicomsuite.com