Gerar Clientes com um Blog Empresarial

Publicado por Digicom Suite · Categoria Empresarial / Corporativo · 17/07/2017 13:54 · 4 Visualizações

Finalizei O Meu Novo Website. E Agora?

O seu website é uma porta para o mundo online onde um grande número dos seus clientes e potenciais clientes se encontram.

Se possuí uma plataforma atualizada, poderá estar a perguntar-se porque ninguém lhe vem bater a porta… ou até mesmo a pensar porque gastei tanto dinheiro na construção de um website profissional, quando no final de tudo, ele se tornou numa figura estática na qual sinto que dispensei recursos que poderia ter alocado para outras iniciativas mais produtivas. Bem, está a pensar errado.

O que aconteceu foi que comprou as rodas e não o carro.

Se pretende ter algo que sirva de veículo para mais leads, mais conversões e mais vendas, o website é sem duvida um passo muito importante, pelo que não é tudo – Nem de longe.

O que está a precisar neste momento é de atrair visitas para o seu website, e neste conter um método de incentivar as pessoas a deliberadamente lhe darem a sua informação para que consiga qualificar e contactar.

Como o fazer?

O Conteúdo É Rei

Agora que otimizou o seu website, é altura de criar conteúdos.

O conteúdo é o combustível que alimenta a sua estratégia de Marketing Digital. Ao criar conteúdo de grande qualidade e valor, irá fazer mais do que apenas atrair visitas para o seu website. Irá atrair as visitas certas, que estão mais perto de se converterem em leads (e clientes).

Mais ainda, o conteúdo irá ajudá-lo consideravelmente com o SEO do seu website (Search Engine Otimization – Otimização para Motores de Busca). A criação e distribuição (muito importante) de conteúdos ajudará nestes aspetos bem como o SEO off-page, ou seja, as referências de outras websites para o seu website, dado que esta provem de domínios com autoridade, que ajudarão a dar credibilidade à sua plataforma.  Isto dará velocidade ao seu ranking com a Google e outros motores de buscar consequentemente aumento a probabilidade de ser descoberto.

Um Blog Empresarial

Um blog torna o seu website altamente dinâmico ao injetar automaticamente novos conteúdos cada vez que um artigo é publicado. Os motores de pesquisa recompensam com rankings mais altos websites que de forma consistente juntam conteúdos novos, e estes rankings traduzem-se em mais visitas (e novas!) e leads para o seu negócio.

Quando estiver a produzir conteúdos para o seu blog, pense como um editor de uma revista. O objetivo do blog empresarial deverá ser publicar conteúdos valiosos, não-promocionais, muito semelhante ao que seria um artigo ou publicação numa revista da indústria.

Pense nas palavras que está a usar também. Não se fixe no jargão inerente à profissão que só pessoas da área poderão entender, ao fazer isto corre o risco de alienar o seu público. Ao invés, pense nas palavras que os seus clientes usam para descrever o seu negócio e aplique essas frases na linguagem do seu blog.

Escrevo Sobre O Quê?

Sobre o que escrever? Bem, a maior parte dos negócios começa com um propósito em mente – Sobre o que é que está a tentar educar o seu cliente frequentemente?

Note que esta educação não é sobre o seu produto. É sobre problemas comuns na indústria, problemas que os seus potenciais clientes podem enfrentar, e muitas vezes, as soluções que o seu produto ou serviços oferecem para resolver estes desafios.

A melhor maneira de começar o seu blog é escrevendo artigos que respondem às dez questões mais comuns que frequentemente lhe são colocadas por potenciais clientes. Faça isto uma vez por semana, durante dez semanas, e no final terá criado as bases para um blog de grande sucesso.

Uma vez que tiver chegado ao fim dessas dez semanas, analise os dados do blog para aferir qual dos seus artigos teve mais sucesso perante a sua audiência. Google Analytics ou uma CMS (como o WordPress) são ferramentas boas para aceder a estes dados. Se dois ou três dos artigos postados recebem um número significativo de visitas e bastante atenção, tente pegar nesses assuntos e expandir e explorá-los mais. Considere entrevistar um colaborador ou empregado para descobrir o que ele pensa no assunto em questão.

Lembre-se de deixar todo o seu expertise e paixão brilharem ao longo do conteúdo do seu blog.

Componentes chave de um Excelente Artigo

  1. Um título atraente
  2. Um texto bem escrito e formatado
  3. Conteúdos Multimédia
  4. Links
  5. CTA (Call-to-Action)

Um título como primeira introdução ao artigo, junto com um corpo bem formatado e bem escrito, com multimédia (como apresentação SlideShare, Vídeo, Infografia…) de qualidade, junto com links relevantes para conteúdo interno e externo, e uma chamada à ação atrativa – são a receita para um excelente artigo.

Gerar leads com o Blog Empresarial

Como já referimos, e pensamos que se chegou até esta parte do artigo poderá concordar connosco, um blog empresarial é uma excelente maneira de atrair tráfego orgânico para o seu website e interagir com a sua audiência (potenciais clientes).

No entanto, o objetivo principal do seu blog deveria ser mover o seu tráfego/visitas ao longo da Jornada do Comprador(por exemplo fazê-los fornecer a sua informação ao fazer download de uma oferta, bem como subscrever a uma newsletter…)

Para atingir este objetivo deverá focar-se em desenvolver um CTA para o seu artigo e fazê-los linkar a landing pages que providenciam o visitante com conteúdos/ofertas mais complexos para download – tais como Ebooks ou Webinars.

Inclua CTAs na barra lateral bem como em cada artigo/publicação individual que publica. Juntamente com o botão ou imagem CTA, poderá incluir links de texto com CTA dentro do corpo do artigo.

Conclusão

Um blog empresarial não é, de forma alguma, a única maneira de gerar leads usando o seu conteúdo valioso. Mas queríamos com este artigo introduzi-lo a esta ideia de forma a que consiga ponderá-la como um pé de entrada para o mundo digital e o seu potencial em transformar os milhões de utilizadores da web em seus clientes.

Vale a pena tentar, hm? Para mais informação sobre estas estratégias, visite o nosso artigo sobre Marketing Inbound, aqui.

Considera ser muito trabalho para incluir no seu calendário? Não há problema, com a DIGICOM terá acesso a uma equipa de profissionais qualificados que o ajudarão a desenvolver e implementar todas estas táticas. Contacte-nos, aqui.


--


Facebook: www.facebook.com/digicomsuite

Pinterest: https://www.pinterest.pt/digicomsuite/pins/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHzKszxbyPRLmbhTJg-JMaw

Website: www.digicomsuite.com

0 comentários