Digicom Suite

A Importância da Escrita para Profissionais

Publicado por Digicom Suite · Categoria Empresarial / Corporativo · 17/07/2017 13:53 · 119 Visualizações

A Importância Da Escrita Para Profissionais

Introdução

Este artigo tem por objetivo apresentar-lhe alguns argumentos a favor da aprendizagem da formulação de corpos de texto coerentes que o ajudem a organizar ideias e a refletir sobre diferentes opções e oportunidades com as quais se irá deparar ao longo da sua carreira.

Aprender a escrever é aprender a pensar.1

A aprendizagem de escrita consome tempo. Tempo a mais do que a maioria das pessoas, especialmente com carreiras profissionais ocupadas, tendem a ter a capacidade ou predisposição de dispensar.

Mas a melhor capacidade para o desenvolvimento de pensamento crítico e uma das melhores apostas que as empresas poderão oferecer a colaboradores, em termos de formação geral para profissionais, especialmente de alto nível, é a aprendizagem da escrita.

Porquê?

Porque não há qualquer diferença entre escrever e pensar. E pensar fá-lo agir de forma eficaz no mundo. Fá-lo ganhar as batalhas com que se depara.

Se consegue pensar, falar e escrever, torna-se altamente eficaz e letal. Relativamente nada se poderá colocar no seu caminho.

Daí a importância de aprender a escrever. É uma componente chave num trio de capacidades core para carreiras/profissões de alta pressão que requerem capacidade refletiva para tomada de decisões importantes. É uma das ferramentas mais poderosas com que pode equipar alguém.

Certamente já se deparou ao longo do seu percurso, com pessoas que dominam estas capacidades. Pessoas com as quais em argumentação, simplesmente não teve hipótese de combate, com as quais desejou ter os seus argumentos bem organizados, de forma a evitar simplesmente parecer incoerente e alguém que está a tentar defender um argumento no qual nem sequer pensou, fazendo, se me permite ser direto, figura de fraco perante ou um cliente importante, um investidor, um superior hierárquico ou um colega de trabalho com o qual estava em desacordo. Como pode concluir as oportunidades para fazer esta figura são vastas no seu dia a dia.

Mas se conseguir formular os seus argumentos de forma coerente, dar uma apresentação, se conseguir falar com as pessoas, se conseguir justificar e entregar uma proposta – o mundo torna-se um palco de oportunidades. E a sua influência aumenta.

Portanto se está deparado com a decisão de que próximo superpoder adquirir: Se já não o é, aprenda a ser articulado. Se já o é, eleve essa capacidade ao ponto de excelência.


Razões para alavancar esta capacidade.

Formular e organizar um conjunto de ideias informado, sofisticado e coerente através da escrita é uma das principais razões para alavancar esta capacidade.

Na mesma página, a importância de alavancar a capacidade de formular e organizar um conjunto de ideias, é para que comece a tomar decisões e ações no mundo real que sejam baseadas naquilo que pensa, de forma racional, sustentadas por coerência, ao invés da ignorância.

Para uma conduta profissional de alta capacidade produtiva, competente e segura necessita de pensar cuidadosamente sobre assuntos importantes. A alternativa a esta opção é uma conduta bruta, pequena e de curta duração. Pelo que assumo que a escolha a fazer seja evidente por natureza.

Com base nesta linha de pensamento, a aprendizagem da capacidade de escrita como forma de pensar acaba por guiar a motivação como consequência. Se apresentado o caso de forma correta, as pessoas compreendem porque estão a aprender a escrever. Estão a equipar-se de espada e escudo. De colete à prova de balas. E estão a aprender a usar uma ferramenta, parte de um trio de capacidades letais, que visivelmente terão impacto em todos os aspetos da sua vida, não somente na profissional.

A palavra pode bem ser mais forte do que pedra e espada. O Império Romano ergueu edifícios e conquistou terra. Os Hebreus escreveram um livro. Qual dos dois ainda está presente?

Na DIGICOM, focamos a capacidade de escrita para apoiar as empresas na apresentação de argumentos de venda de produtos ou serviços, condições, modos de utilização e todos os aspetos relevantes à justificação da sua proposta de valor – bem como na escrita de artigos para a nossa plataforma. Poderá encontrar uma publicação sobre escrita destes artigos, como aplicada aos conteúdos de Marketing – aqui.

Este artigo é um resumo de várias notas de pensamento sobre a escrita por Jordan B Peterson, Ph.D – Universidade de Toronto; cujo programa de escrita de essays é altamente recomendado.


--


Facebook: www.facebook.com/digicomsuite

Pinterest: https://www.pinterest.pt/digicomsuite/pins/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHzKszxbyPRLmbhTJg-JMaw

Website: www.digicomsuite.com