Digicom Suite

4 Modelos de Negócio de Subscrição

Publicado por Digicom Suite · Categoria Empresarial / Corporativo · 17/07/2017 14:02 · 161 Visualizações

4 Modelos De Negócio De Subscrição

Se está a pensar em negócios de subscrição, este artigo é indicado para si.

Com ele poderá perceber de forma holística os Modelos existentes para este tipo de negócios.

É uma overview dos aspetos mais importantes e poderá ser um passo para iniciar um novo negócio ou usar este modelo para rentabilizar o seu. A estratégia e planeamento são partes cruciais, e começar um negócio digital é igual a começar um negócio tradicional.

Em exemplo, pense em abrir com loja online sendo igual a abrir uma loja física. Ambas apresentam características e logísticas diferentes, pelo que ambas merecem o mesmo nível de consideração e planeamento.

Com isto em mente, poderá ter a certeza que está a uma passo do sucesso no mundo do comércio digital.

Se negócios de subscrição são interessantes para si, pela sua atratividade em escala e fluxo de caixa regular, que este artigo da DIGICOM seja o seu passo inicial para perceber como funcionam alguns modelos neste tipo negócios.

MODELO DE MEMBERSHIP

Este primeiro modelo de negócio de subscrição é ideal para experts num campo especifico. Por exemplo, se possui um conhecimento profundo e vasto sobre mercados financeiros, então poderia criar um website com conteúdo únicos em formato de vídeos, artigos, forums e webinars, entre outros recursos educacionais. Disponível apenas através de subscrição paga, para providenciar aos clientes avenças mensais ou anuais de acesso ao seu conhecimento valioso.

Sites de membership são interessantes pelo facto de que seja qual for o seu interesse ou área de expertise, existirá sempre uma chance de se tornar num niche lucrativo.

O sucesso deste modelo de subscrição está por detrás da pergunta, «O que é que eu sei que mais ninguém sabe?». Se a resposta for concreta e tiver algo que outros queiram saber, estão a sua probabilidade de ganho com o seu conhecimento único é muito maior.

O funcionamento deste modelo estará baseado em:

  • Donos destes negócios com este modelo, dizem funcionar bem para empresas B2B que providenciam aos seus membros informação exclusiva sobre como resolver problemas e oferecer soluções.
  • A estratégia de Reciclagem/Reutilização de conteúdos (Ver Marketing de Conteúdos) é atrativa pela oportunidade de espalhar o seu conhecimento em vários formatos como podcasts, artigos, forums e webinars. Imagine que cria um vídeo sobre «Dicas de Sustentabilidade para Negócios» – partilhe, veja o resultou, pegue no melhor conteúdo desse conteúdo e escreva um artigo. Depois pelo mesmo processo, aborde os temas mais impactantes num webinar.

MODELO ALL-YOU-CAN-EAT

Pense no quão atrativas subscrições como o Netflix, Spotify, Hulu ou Amazon Instant Video são, devido ao facto destes serviços providenciarem um acesso ilimitado a musica, vídeo ou filmes a partir de um buffet de conteúdos.

Se pensa que este nível de produção apenas está disponível para empresas grandes, pense novamente. Histórias como a de Joshua Jacobo, o artista que construiu a sua própria academia de arte online. A New Masters Academy, começou do zero até $70,000 em recursos.

Com o sonho de democratizar a educação em arte, o nicho de mercado de estudantes que procuravam educação nestas áreas sem se afundarem em divida.

Dois anos após o lançamento, a New Masters Academy tem mais de 2,000 subscritores em todo o mundo e mais de 350 horas em aulas de vídeo online, criadas por artistas que fizeram parceria com o site.

Este modelo poderá funcionar para si, se:

  • Possui uma libraria grande de conteúdo evergreen ou a habilidade de ter acesso a uma.
  • Tem uma audiência grande nas suas redes sociais que atualmente já consumem os seus conteúdos regularmente.
  • Vê a necessidade de forçar os seus clientes a subscrever a todos os conteúdos na sua libraria em ordem de os impedir de selecionar e escolher peças existentes

MODELO NETWORK

Existem modelos que subsistem na base de: quantas mais pessoas se inscreverem, mais valor o negócio tem. Pense no Facebook. Quantas mais pessoas a rede social tem, mais vontade dá em fazer inscrição porque toda a gente lá está.

Este modelo funciona se tiver acesso a:

  • Um produto que apela a consumidores tech savvy que irão partilhar o seu produto com outros.
  • Um produto que é de longe o melhor no mercado; Um que promete experiencias fantásticas e motiva os clientes e consumidores a partilhar a sua experiencia com outros.
  • Um montante de capital grande ou a habilidade de acesso a este.

MODELO CLUBE PRIVADO

Um modelo que apela à necessidade de exclusividade e o sentimento de privilégio.

Alguns exemplos deste modelo incluem clubes de ténis ou golf, ou ‘Networks de Sabedoria’, em que insiders com grande conhecimento e experiencia partilham estas qualidade ao lado de outros clientes iguais. O mesmo se aplica a ambiciosos sempre motivados para atingir o próximo objetivo.

Este modelo resultará para si se:

  • Tem um produto ou serviço em alta demanda entre clientes que estão dispostos a pagar um preço alto por exclusividade.
  • Está predisposto a vender um produto ou serviço que tem potencial limitado para crescimento devido à sua natureza exclusiva.

Com acesso a esta informação poderá mais facilmente escolher um modelo apelativo ou ter food for thought para avaliar o seu enquadramento num destes modelos de negócio, e partir para o futuro com aquilo que hoje tem ou meios para o criar. Queremos que seja o seu pé de entrada num negócio digital, num modelo de subscrição. Que explore toda a logística e planeamento, comércio online, vendas, suporte e marketing.

Na DIGICOM queremos estar sempre do lado de empreendedores com interesse nestes modelos e iniciativas, pelo que se tem alguma questão ou necessita do nosso apoio em organizar, criar, manter e/ou crescer o seu negócio ou ideia, contacte-nos já!

Este artigo foi baseado na partilha de conhecimento por David Vines, parceiro contribuidor para a Unscreen Video Distribution blog.


--


Facebook: www.facebook.com/digicomsuite

Pinterest: https://www.pinterest.pt/digicomsuite/pins/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHzKszxbyPRLmbhTJg-JMaw

Website: www.digicomsuite.com